PDA

View Full Version : Problema ao Adicionar Data Source no Administratio Console

gilbertoqp
03-13-2009, 09:20 PM
Olá pessoal,
Estou tentando instalar o Pentaho BI Suite 2.0 com o instalador “biserver-ce-2.0.0-RC1.zip” em uma máquina virtual no Windows XP SP2 com o banco de dados SQLEXPRESS, já descompactei o arquivo e seguindo documentação do site da Pentaho consegui iniciar o Administration Conselo, porém quando tento adicionar o Data Source da a seguinte mensagem de Erro “Error Creating Date Source” e “Creation of date Source Failed: dw”, mas se eu clicar no botão Test, retornar que a conexão foi bem sucedida.
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar e se tiver algum material mais completo ou tutorial sobre as ferramentas (Kettler/CUBE Designer/OLAP)???
E onde eu posso ver as mensagem de log???

dsousa
03-15-2009, 03:20 PM
Oi
Podes ver os logs na pasta do tomcat ( pentaho/tomcat/logs ) ou podes configurar um log so pra o pentaho indo ao ficheiro log4j.xml ( pentaho/tomcat/webapps/pentaho/WEB-INF/classes/log4.xml ) e indicar aonde ira ficar o log. Quanto a questao do data source podias ver a mensagem que vem no log, e se nao conseguires solucionar submete a mensagem no forum diz.
Espero ter ajudado.

gilbertoqp
03-16-2009, 03:12 PM
dsousa,

Ajudou sim, porém no windows como deve ficar o parametro e a barra(/ ou \) ??? Ficaria assim: <param name="File" value="C:\biserver-ce\logs\pentaho.log"/>
Outra coisa vc teria um tutorial mais completo para instalar no windows com sqlserver ou sqlexpress.

Valeu

dsousa
03-18-2009, 05:20 AM
Oi Gilbertogp
Fica C:/biserver-ce/logs/pentaho.log.
Quanto ao manual podes dar uma olhadela nesse que link (http://www.prashantraju.com/?p=244). Dai podes saber que ficheiros tens que alterar para mudar de repositorio.

gilbertoqp
03-18-2009, 08:01 AM
Oi dsousa,

Obrigado mais uma vez, pois você tem me ajudado bastante......o que aconteceu é que eu não havia startado o bat "start-pentaho.bat que fica dentro do c:\biserver-ce, apenas startei o startup.bat que fica em c:\biserver-ce\administration-console\, verifiquei que o primeiro bat starta o tomcat, porém da uns erro de check de algumas tabelas, pelo que li em alguns documentos que achei são das bases hibernate, quartz e sampledata. Li que existem uns scripts para criar essas bases, até achei eles e abri para ver o que esses scripts criam, agora, você sabe que bases são essas e se tenho que executar esses scripts.
Outra coisa o link que você me passou tem um tutorial para instalação no Linux com MySql........posso usar ele para instalar no Windows com o SQLExpress???..........valeu

dsousa
03-22-2009, 11:56 AM
Oi
A base hibernate e usada pelo pentaho guardar as configuração ( datasource, utilizadores...), a base quartz( nao tenho certeza) e usada para guardar as tarefas( os Scheduler, veja Administration Console), e o sampledata, como o nome diz, e uma base de amostra sobre a qual foram desenhados alguns relatorios que ja vem com a versao pre-configurada. se tiveres a usar a versao pre-configurada nao precisas de correr os scripts.

A ideia do link que mandei era pra veres o que e aonde tens que alterar se quiseres correr noutro SGBD.

gilbertoqp
03-31-2009, 08:41 PM
dsousa,

Valeu mais uma vez, com o tutorial consegui fazer a conexão, só não tinha entendido sobre as bases. Obrigado