PDA

View Full Version : Dúvida na criação de dimensão de um cubo

maxdanielton
06-04-2009, 10:29 AM
Bom dia, estou com uma dúvida se poderem ajudar ficaria grato, estou querendo criar uma dimensão porem a coluna desejada não tem um relacionamento direto com a tabela do cubo, existem tabelas intermediárias.

ex:

existe a tabela W(que possui o atributo desejado para a dimensão) que possui um relacionamento com a tabela X -> Y -> Z (que é a tabela do cubo).

Alguém saberia uma forma de resolver esse problema? conseguir listar é tranquilo, está dando problema ao calcular a medida pois as tabelas não possui uma key em comum.

Desculpe a ignorancia ou até mesmo o modo de postagem, sou novato em post não sei direto a melhor forma de apresentar minha dúvida mas espero que vocês entendam. Fico aguardando contato, desde já agradeço

pmalves
06-04-2009, 11:53 AM
Na parte do ETL vai buscar esse atributo e guarda-o na tua dimensão

maxdanielton
06-04-2009, 04:40 PM
Desculpe a ignorância Sr. mas o que é ETL? eu consegui resolver o problema obrigado.

Maria Roldan
06-16-2009, 09:29 PM
O ETL é o processo pelo qual você carrega o seu DW.
Você deveria fazer um remodelagem para ter nas dimensões os atributos que você precisar. Ou você pode armar um cubo com un join entre as tabelas.

mc

leomuler
07-06-2009, 10:07 AM
Max

Não entendi muito bem a pergunta. Voce quer criar uma nova tabela de dimensão ? O melhor é fazer um modelo estrela puro, com a dimensão conectada diretamente a tabela de fato W -> Z. Não dá pra fazer isso?

maxdanielton
07-17-2009, 07:16 PM
Boa noite desculpe a demora, eu consegui resolver, era uma costante onde era salvo no banco de dados somente o numero e eu precisava mostrar o nome, entao pensei em criar uma tabela generica com a key e o nome, mas consegui resolver usando formatacao, vlw pela ajuda