PDA

View Full Version : Caractéres especiais em explorações e dashboards não funcionam

anamartins
08-05-2009, 01:18 PM
Boa tarde,

Estou com a versão 3 do Pentaho. A minha base de dados tem descrições com acentos, ç's, etc.
Estes caractéres dão problemas quando:
- gravo uma análise em que esta está aberta mostrando dados com caractéres especiais (mostra bem mas não deixa gravar);
- quando tenho um gráfico de barras e um pivot no dashboard e carrego numa das barras cuja descrição tem acentos o pivot não sofre alterações. Se carregar numa palavra normal, o pivot já constrói o MDX correcto com a selecção que fiz.

No Pentaho 2 as análises não dão problemas e se instalar o CDF na versão 2 e adaptar os dashboards a esta versão já se consegue trabalhar com o pivot.

Foi feita ou vai ser feita alguma correcção a esta versão de modo a funcionar com caractéres especiais uma vez que na 2 funciona tudo?

Obrigada

caiomsouza
08-18-2009, 02:25 PM
Oi Ana,

Você conseguiu resolver isso?

Qual teu msn?

anamartins
08-31-2009, 07:21 AM
Boa tarde,

Não, ainda não consegui resolver isto.
É impossível uma base de dados em Português não ter caractéres especiais.
Como é que funciona na versão 2 e na versão 3 não?

pmalves
08-31-2009, 01:43 PM
Como é que funciona na versão 2 e na versão 3 não?

Não faço ideia

Não me lembro de ter mudado nada. Aqui tem funcionado tudo

anamartins
09-07-2009, 11:50 AM
Quando coloquei o problema dos caractéres especiais quer nas análises quer nos dashboards estava com a minha solução sobre o Windows. Instalei tudo em Linux e não tenho qualquer problema.

Faltará algum pormenor para os caractéres portugueses funcionarem no Windows?
Reparei que quando gravo a análise, esta é gravada com "Codificação UTF-8 (sem BOM)". Não sei o que é esta codificação sem BOM. Se mudar para a "Codificação UTF-8" que é a que conheço a análise já abre.
Nos dashboards não sei qual é o problema pois carrego num gráfico numa barra com caractéres especiais e o segundo gráfico não reage nem vejo nada no log que me ajude.

Desde já obrigada.

anamartins
09-10-2009, 10:20 AM
As análises é que já estão correctas em Linux e em Windows não.

Quanto a ter um pivot num Dashboard, continuo a ter problemas quando selecciono num gráfico algo com caractéres especiais o pivot dá erro:

"2009-09-10 15:18:05,179 ERROR [com.tonbeller.jpivot.tags.OlapModelTag]
com.tonbeller.jpivot.olap.model.OlapException: Mondrian Error:MDX object '[ItemGroup].[allitemgroups].[Serviços]' not found in cube 'SalesCommercial' "

Devia ter a palavra Serviços mas fica com caractéres estranhos e o MDX rebenta.

Não sei o que fazer e a minha base de dados tem caractéres especiais.
Alguém sabe o que fazer?

Obrigada

pmalves
09-10-2009, 10:50 AM
Experimenta passar isso pela função encode_prepare() antes de passares o mdx para o jpivot

anamartins
09-10-2009, 11:29 AM
Desculpa, não percebi onde é que tenho de colocar essa função. É no html quando passo o parâmetro, na xaction antes de o usar, ou noutro sítio qualquer que não percebi?

anamartins
09-10-2009, 12:48 PM
Olá de novo Pedro,

Experimentei no html do dashboard ter um "product2 = encode_prepare(product);" e depois passo para o jpivot o product2. Reparei que o jpivot deixou de ser afectado pelo produto e descobri que a variavel product2 está vazia.

Acho que não estou a usar a função correctamente e mesmo assim não sei se a estou a colocar a função no sítio que devo.

pmalves
09-10-2009, 03:37 PM
Se o product2 está vazio é pq o product tb está

anamartins
09-11-2009, 04:08 AM
Não está. Uso o firebug para ver a página do dashboard e vejo as duas variaveis. O product está preenchido e ate vejo os caracteres bem.
Mas seria aí que devia usar a função e dessa maneira?

anamartins
09-11-2009, 05:42 AM
Por debug já vejo a variavel preenchida mas agora o jpivot nem se mexe. Como se não recebesse nada.

anamartins
09-11-2009, 06:07 AM
Se o jpivot receber o product faz a selecção correcta excepto quando tenho caractéres especiais. Se eu mudar o html e a xaction do jpivot para passar o product2 não há reacção no jpivot mesmo quando não tenho caractéres especiais.

Também experimentei usar a mesma variável em que antes do jpivot coloco product=encode_prepare(product); mas o pivot rebenta como inicialmente.

Não contava com o jpivot deixar de reagir com uma outra variavel.
Já não tenho ideias :(

anamartins
09-15-2009, 07:14 AM
Olá Pedro,

Podes-me explicar uma coisa, sff?

O meu jpivot recebia uma variável A que mudava consoante um gráfico. Quero fazer B=A e passar o B para o jpivot.
Acontece que o jpivot não reage à alteração de B. Porquê? Falta fazer alguma coisa à variável B para o jpivot já reagir? Se sim, onde, no jpivot, ainda no grafico, no html?

Deve-me estar a faltar algum conhecimento nos dashboards em como as variáveis são afectadas, não?

Desde já, muito obrigada

jagnaldo
02-18-2011, 12:44 PM
Pessoal, estou com problema de acentuação no meu Jpivot conforme anexos, seleciono as opções que quero visualizar (acentuadas) , gravo a análise e quando abro-a novamente, as opções que marquei não estão habilitadas... será que a opção é instalar no Linux ?
Grato,
6843684468456846