Hitachi Vantara Pentaho Community Forums
Results 1 to 4 of 4

Thread: Utilizando Time Dimension

Question Utilizando Time Dimension

Boa tarde, estou aqui novamente postando mais uma dúvida, estou iniciando um estudo sobre time dimension, gostaria de saber o seguinte, existe uma coluna X de uma tabela Y no meu banco, eu quero fazer filtros por ano, mês até mesmo se der por semestre, alguma dica de como resolver esse problema?

<Dimension type="TimeDimension" name="Data">
    <Hierarchy hasAll="true" primaryKey="data_criacao">
    <Level name="Year" column="data_criacao" levelType="TimeYears" />
    </Hierarchy>
    </Dimension>

eu criei essa pequena dimensão para teste, imaginei que esse levelType="TimeYears" me traria somente o ano da data, porém esta trazendo tudo.

Tudo que tenho estudado aparentemente é voltado para um DW onde é separado essas informações (anos, meses), existiria alguma forma de fazer o mesmo procedimento para Banco de Dados Relacionais?

Se alguém poder me ajudar a encontrar uma solução, sou novo em BI e estou em fase de aprendizado ainda.

Max,
    O type da dimensão e os levelType servem para fazer operações de tempo. Mas para visualizar um ano ou um semestre, ou o que você quizer relacionado com uma data, seria conveniente ter diferentes colunas na tabela: uma para cada descrição que você precisar. Logo você utiliza esa coluna na definição do nível (level).
    mc

Quote Originally Posted by maxdanielton View Post
    Boa tarde, estou aqui novamente postando mais uma dúvida, estou iniciando um estudo sobre time dimension, gostaria de saber o seguinte, existe uma coluna X de uma tabela Y no meu banco, eu quero fazer filtros por ano, mês até mesmo se der por semestre, alguma dica de como resolver esse problema?

<Dimension type="TimeDimension" name="Data">
    <Hierarchy hasAll="true" primaryKey="data_criacao">
    <Level name="Year" column="data_criacao" levelType="TimeYears" />
    </Hierarchy>
    </Dimension>

eu criei essa pequena dimensão para teste, imaginei que esse levelType="TimeYears" me traria somente o ano da data, porém esta trazendo tudo.

Tudo que tenho estudado aparentemente é voltado para um DW onde é separado essas informações (anos, meses), existiria alguma forma de fazer o mesmo procedimento para Banco de Dados Relacionais?

Thumbs up

Consegui resolver o problema, obrigado pela ajuda.