Hitachi Vantara Pentaho Community Forums
Results 1 to 15 of 15

Thread: Caractéres especiais em explorações e dashboards não funcionam

Default Caractéres especiais em explorações e dashboards não funcionam

Boa tarde,

Estou com a versão 3 do Pentaho. A minha base de dados tem descrições com acentos, ç's, etc.
    Estes caractéres dão problemas quando:
    - gravo uma análise em que esta está aberta mostrando dados com caractéres especiais (mostra bem mas não deixa gravar);
    - quando tenho um gráfico de barras e um pivot no dashboard e carrego numa das barras cuja descrição tem acentos o pivot não sofre alterações. Se carregar numa palavra normal, o pivot já constrói o MDX correcto com a selecção que fiz.

No Pentaho 2 as análises não dão problemas e se instalar o CDF na versão 2 e adaptar os dashboards a esta versão já se consegue trabalhar com o pivot.

Foi feita ou vai ser feita alguma correcção a esta versão de modo a funcionar com caractéres especiais uma vez que na 2 funciona tudo?

Obrigada
    Ana Martins

Oi Ana,

Você conseguiu resolver isso?

Qual teu msn?

Boa tarde,

Não, ainda não consegui resolver isto.
    É impossível uma base de dados em Português não ter caractéres especiais.
    Como é que funciona na versão 2 e na versão 3 não?
    Ana Martins

Quote Originally Posted by anamartins View Post
    Como é que funciona na versão 2 e na versão 3 não?

Não faço ideia

Não me lembro de ter mudado nada. Aqui tem funcionado tudo
    Pedro Alves
    Meet us on ##pentaho, a FreeNode irc channel

Quando coloquei o problema dos caractéres especiais quer nas análises quer nos dashboards estava com a minha solução sobre o Windows. Instalei tudo em Linux e não tenho qualquer problema.

Faltará algum pormenor para os caractéres portugueses funcionarem no Windows?
    Reparei que quando gravo a análise, esta é gravada com "Codificação UTF-8 (sem BOM)". Não sei o que é esta codificação sem BOM. Se mudar para a "Codificação UTF-8" que é a que conheço a análise já abre.
    Nos dashboards não sei qual é o problema pois carrego num gráfico numa barra com caractéres especiais e o segundo gráfico não reage nem vejo nada no log que me ajude.

Desde já obrigada.
    Ana Martins

As análises é que já estão correctas em Linux e em Windows não.

Quanto a ter um pivot num Dashboard, continuo a ter problemas quando selecciono num gráfico algo com caractéres especiais o pivot dá erro:

"2009-09-10 15:18:05,179 ERROR [com.tonbeller.jpivot.tags.OlapModelTag]
    com.tonbeller.jpivot.olap.model.OlapException: Mondrian Error:MDX object '[ItemGroup].[allitemgroups].[Serviços]' not found in cube 'SalesCommercial' "

Devia ter a palavra Serviços mas fica com caractéres estranhos e o MDX rebenta.

Não sei o que fazer e a minha base de dados tem caractéres especiais.
    Alguém sabe o que fazer?

Obrigada
    Ana Martins

Experimenta passar isso pela função encode_prepare() antes de passares o mdx para o jpivot
    Pedro Alves

Desculpa, não percebi onde é que tenho de colocar essa função. É no html quando passo o parâmetro, na xaction antes de o usar, ou noutro sítio qualquer que não percebi?
    Ana Martins

Olá de novo Pedro,

Experimentei no html do dashboard ter um "product2 = encode_prepare(product);" e depois passo para o jpivot o product2. Reparei que o jpivot deixou de ser afectado pelo produto e descobri que a variavel product2 está vazia.

Acho que não estou a usar a função correctamente e mesmo assim não sei se a estou a colocar a função no sítio que devo.
    Ana Martins

Se o product2 está vazio é pq o product tb está
    Pedro Alves

Não está. Uso o firebug para ver a página do dashboard e vejo as duas variaveis. O product está preenchido e ate vejo os caracteres bem.
    Mas seria aí que devia usar a função e dessa maneira?
    Ana Martins

Por debug já vejo a variavel preenchida mas agora o jpivot nem se mexe. Como se não recebesse nada.
    Ana Martins

Se o jpivot receber o product faz a selecção correcta excepto quando tenho caractéres especiais. Se eu mudar o html e a xaction do jpivot para passar o product2 não há reacção no jpivot mesmo quando não tenho caractéres especiais.

Também experimentei usar a mesma variável em que antes do jpivot coloco product=encode_prepare(product); mas o pivot rebenta como inicialmente.

Não contava com o jpivot deixar de reagir com uma outra variavel.
    Já não tenho ideias
    Ana Martins

Olá Pedro,

Podes-me explicar uma coisa, sff?

O meu jpivot recebia uma variável A que mudava consoante um gráfico. Quero fazer B=A e passar o B para o jpivot.
    Acontece que o jpivot não reage à alteração de B. Porquê? Falta fazer alguma coisa à variável B para o jpivot já reagir? Se sim, onde, no jpivot, ainda no grafico, no html?

Deve-me estar a faltar algum conhecimento nos dashboards em como as variáveis são afectadas, não?

Desde já, muito obrigada
    Ana Martins

Pessoal, estou com problema de acentuação no meu Jpivot conforme anexos, seleciono as opções que quero visualizar (acentuadas) , gravo a análise e quando abro-a novamente, as opções que marquei não estão habilitadas... será que a opção é instalar no Linux ?
    Grato,
    Name:  acento3.jpg
Views: 26
Size:  20.2 KBName:  acento2.jpg
Views: 27
Size:  22.7 KBName:  acento1.jpg
Views: 27
Size:  21.9 KBName:  acento4.jpg
Views: 25
Size:  21.9 KB

Tags for this Thread